Primeiramente, feliz 2014 para todos os nossos amigos e clientes!!!
Vamos começar o ano falando sobre uma peça super charmosa e que faz uma das bebidas mais consumidas no Brasil, a Cafeteira Italiana ou Cafeteira Moka.
Famosa entre os que não dispensam um bom café, e que nunca fazem em grande quantidade, a Cafeteira Italiana completou 80 anos de idade. É utilizada principalmente na Europa e só na Itália ela tem presença garantida em 90% dos lares. Dependendo do tamanho, essa versátil cafeteira prepara até 18 xícaras de café de 50 ml.
A Cafeteira Italiana foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti, na Itália, e desde então é fabricada pela empresa Bialetti, onde é conhecida como Bialetti Moka. Para a sua criação, Alfonso Bialetti se inspirou na máquina de lavar roupa, na qual a água era colocada em um recipiente, que ao ferver, subia através de um tubo e então caia sobre a roupa que já estava com sabão. Em 1950 foi criado o logotipo da empresa, um homenzinho bigodudo, em homenagem ao seu criador, Alfonso Bialetti.
Através do blog "Mude o Mundo" descobrimos que essa cafeteira contribui para um mundo auto-sustentável. Esse blog, criado por Fábio Yabu, divulga e discute ideias e práticas para um mundo mais sustentável. Muito legal!!!
Seguem as diversas vantagens dessa cafeteira se comparada com as elétricas:
- Não utilizam filtros de papel, o que significa menos resíduos (e menos fabricação, embalagem e transporte de um agregado desnecessário);
- São feitas quase inteiramente de alumínio, material altamente reciclável;
- Sua técnica utiliza pressão, imitando o funcionamento de uma máquina de expresso, e com isso consegue um café mais encorpado e aromático usando menos pó;
- Vão direto ao fogão, sem consumo de energia elétrica;
- Seu design simples e robusto – ao total são somente 9 componentes – garante a durabilidade e uma cadeia produtiva mais eficiente (menos cabos, menos componentes elétricos, menos botões. E a ausência de vidro é garantia de menos embalagem de proteção durante o transporte);
- Pode durar toda uma vida, considerando a troca esporádica do selo interno de borracha;
- Os diversos tamanhos disponíveis permitem que você escolha o mais adequado às suas necessidades ou estilo de vida;
- É um produto que dificilmente ficará obsoleto (diferentemente de algumas cafeteiras que são verdadeiros “gadgets”), prova disso é que seu design se mantém praticamente intacto desde a concepção em 1933.
Diferente das demais cafeteiras de filtro, a Moka utiliza o método de percolação, onde a água fervente da parte inferior, entra em contato com o pó do café na parte intermediária e através de uma válvula de vapor , é impulsionado para a parte superior, estando pronto o café.
Passos de como preparar o café com a Moka:
Preencher o recipiente inferior (marcado no diagrama com A) com água quase até a válvula de segurança e colocar o filtro de metal em forma de funil (B). Adicionar o café moído ao filtro como se mostra na imagem inferior. A parte superior (C, que contém outro filtro de metal na base) se enrosca firmemente à base. Colocar a cafeteira no fogão para que a água esquente até o ponto de ebulição, formando vapor na parte inferior. Quando o recipiente inferior está quase vazio, borbulhas de vapor se misturam com a água ascendente, produzindo um característico chiado e assim sinalizando que o café está pronto.
imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cafeteira_moka
Se vocês ficaram com vontade de adquirir essa charmosa e prática cafeteira, segue abaixo alguns dos modelos presentes nas lojas Cinzia Presentes.
Abraços,
Equipe Cinzia Presentes